NeoVacinas
HOME Quem somos A clínica Vacinas Perguntas e respostas Calendários Aos profissionais email
Cuidando da Família
postagem selecionada
Vacinas Influenza (gripe) no Brasil em 2015
postado na data de: 28/04/2015

As vacinas influenza utilizadas em nosso país até o ano passado eram trivalentes, contendo uma cepa A/H1N1, uma cepa A/H3N2 e uma cepa B (linhagem Yagamata ou Victoria)

Desde 2000 temos observado em todo mundo a co-circulação das duas linhagens de virus influenza B num mesmo ano. Em cerca de 50%, a linhagem B contida na vacina é coincidente com a que pedomina numa temporada. Este não pareamento pode reduzir de forma considerável o perfil de efetividade da vacina numa determinada estação.

As novas vacinas licenciadas em 2015 contemplam além das três cepas, uma segunda cepa B, portanto teremos as duas linhagens B (Yagamata e Victoria). Essas vacinas quadrivalentes (quatro cepas) são inativadas e não possuem adjuvantes em sua composição.

Em 2015, teremos vacinas trivalentes e quadrivalentes disponíveis. A tendência com o passar do tempo é só haver produção de vacinas quadrivalentes.

As recomendações para as vacinas quadrivalentes são as mesmas que aquelas previstas para as vacinas trivalentes

A vacina quadrivalente do laboratório GSK está licenciada pela ANVISA em nosso país para crianças e adultos a partir de três anos de idade, com formulação única de 0,5ml.

A vacina quadrivalente do Laboratório Sanofi Pasteur tem registro na ANVISA com duas formulações: 1- pediátrica para uso em crianças de seis meses até três anos (0,25ml) e 2- formulação adulta para crianças acima de três anos de idade e adultos (0,5ml).

Em 2015, a vacina que será utilizada na Campanha de Vacinação contra Gripe do Ministério da Saúde será a trivalente contendo uma cepa AH1N1, uma cepa AH3N2 e uma cepa B linhagem Yagamata.

As vacinas influenza quadrivalente foram licenciadas baseadas em estudos de imunogenicidade e de segurança. Não foram realizados estudos de eficácia. Espera-se pela maior abrangência e cobertura dessas vacinas, uma maior efetividade.

Os estudos de licenciamento de ambas as vacinas quadrivalentes licenciadas não demonstraram maior incidência de eventos adversos, tanto locais quanto sistêmicos, comparados com a vacina trivalente. O perfil de segurança é o mesmo.

As gestantes são grupo prioritário para vacinação pelo maior risco de desenvolver complicações e pela transferência de anticorpos ao bebê e proteção contra a doença nos primeiros meses de vida. A vacina só é acrescida de uma linhagem da cepa B e os dados de segurança com a vacina trivalente são suficientes para esta indicação.

Crianças que receberam duas doses de vacinas trivalentes em anos anteriores, não precisam tomar duas doses de vacinas quadrivalentes.

O intervalo entre as duas vacinas trivalente e quadrivalente é idealmente de 4 semanas, podendo ser utilizado o intervalo mínimo de três semanas, se necessário.

A vacina quadrivalente, assim como a trivalente, são vacinas inativadas, podendo ser utilizadas em populações imunocomprometidas.

É contra-indicada a vacina da gripe trivalente ou tetravalente somente em indivíduos com reação de hipersensibilidade tipo anafilática ao ovo.

Pelo seu maior espectro de proteção, recomenda-se o uso preferencial da vacina quadrivalente. Na indisponibilidade do produto, a vacina trivalente deve ser utilizada de maneira rotineira.

========================================
Fontes
WHO influenza www.who.int/influenza/en/
WHO vigilância e monitoramento www.who.int/influenza/surveillance_monitoring/en/
CDC www.cdc.gov/flu/index.htm
MS/SVS http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o- ministerio/principal/secretarias/svs/influenza
SBIM www.sbim.org.br
========================================

A vacina 2015 da gripe já está disponível na NeoVacinas para reforço anual.
Aguardamos sua visita ou contato para esclarecimento de eventuais dúvidas.


compartilhe
relação de postagens
subir: voltar para o topo da página
BOTAFOGO
Rua Real Grandeza, 139 sala 307 - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22281-033
Telefone: (21) 2537-3595 - Celular: (21) 99520-5594 - Fax: (21) 2535-5038
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado, das 9h às 14h.
mapa de localização
e-mail: neovacinas@neovacinas.com.br
Clínica de Vacinação Rio de Janeiro - Qualidade em Vacinas
HOME CUIDANDO DA FAMILIA email