NeoVacinas
Quem somos A clínica Vacinas Perguntas e respostas Calendários Aos profissionais Contato
Teste do Pezinho CTN
O que é o teste do pezinho?
O teste do pezinho é um exame laboratorial simples que tem o objetivo de pesquisar precocemente doenças metabólicas, genéticas e/ou infecciosas, que poderão causar lesões irreversíveis no bebê, como por exemplo retardo mental. A maioria das doenças podem ser tratadas antes mesmos que os sintomas se manifestem.
Porque se chama teste do pezinho?
Ficou conhecido como teste do pezinho por ser realizado através da análise de amostras de sangue coletadas do calcanhar do bebê. A coleta também pode ser venosa.
Quando deve ser feito?
A partir do 3º dia de vida, idealmente entre o 5º e o 7º dia de vida.
Quais são as doenças pesquisadas no teste do pezinho?
1 Teste do Pezinho básico
Fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, Anemia Falciforme e outras hemoglobinopatias, hipotiroidismo Congênito (TSH).
2 Teste do Pezinho ampliado
Fenilcetonúria, e outras aminoacidopatias, Anemia Falciforme e outras hemoglobinopatias, Hipotiroidismo Congênito (T4 e TSH), Hiperplasia Adrenal Congênita, Fibrose Cística.
3 Teste do Pezinho Plus
  Fenilcetonúria, e outras aminoacidopatias, Anemia Falciforme e outras hemoglobinopatias, Hipotiroidismo Congênito (T4 e TSH), Hiperplasia Adrenal Congênita, Fibrose Cística, Galactosemia, Deficiência de Biotinidase, Toxoplasmose Congênita.
4 Teste do Pezinho Master
  Fenilcetonúria, e outras aminoacidopatias, Anemia Falciforme e outras hemoglobinopatias, Hipotiroidismo Congênito (T4 e TSH), Hiperplasia Adrenal Congênita, Fibrose Cística, Galactosemia, Deficiência de Biotinidase, Toxoplasmose Congênita, Deficiência da Glicose-6-fosfato-desidrogenase, Sífilis Congênita, Citomegalovirose Congênita, Doença de Chagas Congênita, Rubéola Congênita.
5 Exames opcionais
  Surdez Congênita (Conexina 26), Acidemias orgânicas e Aminoacidopatias (Tandem), Deficiência de MCAD, AIDS
Principais doenças pesquisadas no Teste do Pezinho:
Fenilcetonúria e outras aminoacidopatias Distúrbio genético no qual um dos aminoácidos do leite pode prejudicar a saúde do bebê, causando retardo mental.
Hipotiroidismo Congênito A falta dos hormônios da glândula tireóide causa deficiência mental em graus variados e retardo do crescimento.
Fibrose Cística Doença genética que pelo acúmulo de muco nos pulmões, causa problemas respiratórios e gastrointestinais crônicos.
Deficiência de Biotinidase A carência de biotina pode levar a convulsões, falta de equilíbrio, lesões de pele, perda de audição e retardo no desenvolvimento.
Toxoplasmose Congênita Infecção adquirida pela gestante que se transmitida ao feto pode causar microcefalia e lesões oculares, entre outros problemas.
Citomegalovirose Congênita A infecção congênita pode causar hidrocefalia, calcificações cerebrais, sequelas visuais, auditivas e mentais.
Sífilis Congênita A criança que adquire essa doença durante a gestação pode apresentar ao nascimento problemas de pele, osso, baço, fígado, e sistema nervoso.
Deficiênica de MCAD É uma doença potencialmente fatal que pode provocar o quadro de síndrome de morte súbita.
Acidemias Orgânicas e Aminoacidopatias (Tandem) Detecta diversas doenças metabólicas que possuem tratamento, usualmente com dietas especiais.
Anemia Falciforme e outras hemoglobinopatias As hemoglobinopatias são doenças causadas por anormalidades na estrutura molecular ou na produção da hemoglobina (pigmento vermelho do sangue). Crianças com hemoglobina S anormal são altamente suscetíveis a anemia e infecções.
Hiperplasia Adrenal Congênita Distúrbio no metabolismo que pode levar a desidratação aguda e na menina a masculinização dos órgãos genitais.
Galactosemia galactose presente no leite causa nas crianças com galactosemia, um quadro grave de catarata, convulsões e diarreia.
Deficiência de Glicose-6-PD A deficiência de glicose-6-fosfato-desidrogenase por provocar grave icterícia neonatal.
Doença de Chagas Congênita Parasitose que quando adquirida na gestação, pode se manifestar por anemia, febre, dores musculares, lesões ósseas e graus variados de problemas cardíacos.
Rubéola Congênita Infecção viral transmitida pela mãe ao feto que pode causar deficiência auditiva, defeitos cardíacos, catarata, lesões ósseas e outros problemas.
AIDS A Síndrome de Imunodeficiênica Adquirida pode ser transmitida ao feto pela mãe contaminada pelo HIV.
Surdez Congênita de origem Genética A mutação 35delG do gene da Conexina 26 é uma das causas mais comuns de Surdez Congênita na população branca. Sua detecção precoce permite o tratamento e melhora do prognóstico.
Quem é o CTN?
O CTN Diagnóstico é o laboratório pioneiro na introdução de inúmeros avanços tecnológicos que tornaram o Teste do pezinho um poderoso instrumento de prevenção. Por seu trabalho e especialização é considerado referência em Triagem Neonatal.

A Neovacinas - Clínica de Vacinação - é credenciada pela CTN para o Teste do Pezinho CTN.
A coleta pode ser realizada na clínica ou no domícilio.
subir: voltar para o topo da página
BOTAFOGO
Rua Real Grandeza, 139 sala 307 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22281-033
Telefone: (21) 2537-3595 - Celular: (21) 9520-5594 - Fax: (21) 2535-5038
Funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábados, das 9h às 14h30
BARRA DA TIJUCA
Avenida Ayrton Senna 3000 Loja 1087 - Via Parque Shopping - Barra de Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22775-904
Telefones: (21) 3328-9782 e 2421-3139
Funcionamento: Horário comercial do shopping. Sujeito a alterações conforme determinação da administração do Via Parque Shopping

e-mail: neovacinas@neovacinas.com.br
Clínica de Vacinação Rio de Janeiro - Qualidade em Vacinas
Principal | Quem Somos | Cuidando da Família | Entre em Contato